Image Map

sábado, 24 de agosto de 2013

Uma Sombra em Nossas Vidas (1962)


Quando soube que Sophia Loren e Anthony Perkins gravaram dois filmes, fiquei desconfiado, achei que não tinham química ou no mínimo se tratava de uma combinação inusitada. O primeiro trabalho juntos foi "Desire Under the Elms" de 1958 em que Sophia interpreta uma madrasta que tinha uma relação de amor e ódio com o enteado (Perkins). O segundo foi realizado em 1962 (pós-Psicose) e trouxe Sophia e Anthony novamente às telas.

"Uma Sombra em Nossas Vidas" conta a história de Lisa (Sophia Loren) que está se separando de Robert (Anthony Perkins), um insistente marido que continua apaixonado, ou melhor, obcecado em manter-se unido à esposa. A trama se desenrola quando ele embarca no vôo Paris-Casablanca, que graças à uma fatalidade deixou 57 mortos. Tido como morto, ele perambula perdido nas proximidades de Bordeaux, local do acidente. Alguns dias depois, Robert volta para casa surpreendendo a esposa que já se considerava viúva. O sujeito manteve-se na surdina, despistando as autoridades, Robert encontrou a chance de ganhar o dinheiro de um seguro de vida e propõe à Lisa, de juntos forjarem sua morte.


Lisa está envolvida com Alan Stewart (Jean-Pierre Aumont (I)), um jornalista curioso que está interessado nela e suspeita que algo estranho está acontecendo no apartamento. Paralelamente, uma criança que mora no bloco ao lado, flagra Robert pela janela e acaba se aproximando, sem imaginar a roubada em que está se metendo. Grande parte do filme se passa no apartamento e além de toda a pressão de fora, não existe cumplicidade entre o "casal", apesar de serem cumplices. A tensão segue até os momentos finais, onde nos perguntamos se eles vão manter sua parte no acordo. Quem será o traidor?


Não assisti todos os filmes com o Anthony Perkins, mas é sabido que depois de interpretar Norman Bates no clássico do Hitchcock, foi perseguido por ofertas de personagens psicóticos ou problemáticos, como nesse filme dirigido por Anatole Litvak (Tudo Isso e o Céu Também/Na Cova da Serpente).

Pouco se sabe sobre como era a relação de Sophia e Tony atrás das câmeras, se eram amigos, mas através das fotos e depoimentos sobre o período em que trabalharam juntos, tudo indica que sim. Para quem curte um suspense e quer descobrir o resultado dessa parceria segue os links para o torrent e legendas do filme que uniu uma atriz italiana, um ator americano e um diretor ucraniano (!). Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário